O câncer de endométrio atinge a membrana que reveste a parede interna do útero. É um tipo de tumor bastante comum, que atinge principalmente mulheres acima de 60 anos.
Tumores no endométrio normalmente são rapidamente detectados, pois podem causar sangramento vaginal anormal. Por conta disso, muitas mulheres buscam o médico para verificar a origem do sangramento excessivo.
Existem diversos tipos de câncer do endométrio, o mais comum é o carcinoma endometrióide.
Menstruação precoce;
Menopausa tardia;
Nunca ter engravidado;
Idade avançada;
Diabetes;
Sedentarismo e obesidade;
Alcoolismo;
Hipertensão;
Estar fazendo ou ter feito terapia hormonal para câncer de mama;
Longa exposição a tratamento com estrogênio;
Histórico familiar.
Apesar de normalmente o câncer de endométrio apresentar sangramento anormal em estágio inicial, há casos em que a doença não apresenta nenhum sintoma. Nessa situação, a mulher pode acabar descobrindo a doença já em estágios mais avançados com outros sintomas, ou ao realizar exames ginecológicos de rotina.
Após a menopausa, quando a mulher não menstrua mais, qualquer tipo de sangramento é anormal, nesse caso, é importante buscar ajuda médica para investigar a causa.
Os sintomas mais comuns do câncer do endométrio são:
Sangramento vaginal após a menopausa ou no intervalo das menstruações;
Corrimento anormal ou com sangue muito claro;
Dor na pélvis;
Dor durante a relação sexual.
Combater os fatores de risco é o melhor método de prevenção, como manter uma dieta saudável e atividades físicas para controlar o peso, manter a pressão e a diabetes controladas, não fumar e não exagerar na ingestão de álcool.
Tão importante quanto, é manter a regularidade nas consultas e exames de rotina. Caso algum tipo de tumor se desenvolva, este deve ser rapidamente detectado e indicada a melhor opção de tratamento.