Onco-ginecologia
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que todo ano surgem 30 mil novos casos de câncer ginecológicos, sendo esse um dos tipos de câncer de maior incidência no país.
Onco-ginecologia – O que é?
A genecologia oncológica é a especialidade responsável pela prevenção, diagnósticos e tratamentos clínicos e cirúrgicos das neoplasias malignas no trato genital e reprodutor feminino.
Para se obter as maiores taxas de cura, o câncer ginecológico deve ser tratado por um especialista, como o cirurgião oncológico, que possui formação no tratamento destas neoplasias.
Onco-ginecologia – Tipos de câncer que são tratados?
- Câncer do ovário – É um tipo de câncer perigoso, pois, diferente de outros tipos de tumores, ele é completamente silencioso e geralmente causa sintomas apenas quando está em estágios mais avançados. Pode ter aumento do volume abdominal, ou o inchaço repentino na barriga (parecendo que a mulher está grávida) e dores abdominais, esses são sintomas de doença já mais avançada. O câncer no ovário pode se disseminar precocemente para o peritônio e assim acometer qualquer órgão abdominal, necessitando um cirurgião oncológico habilitado para o tratamento adequado;
- Câncer do colo uterino – Possui como fator de risco a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), um vírus transmitido sexualmente. Tem o desenvolvimento relativamente lento e é facilmente identificado nas fases iniciais através de exames de rotina como Papanicolau e biópsia do colo. Assim sendo, suas taxas de cura são altíssimas, mas dependem da realização dos exames preventivos pela população feminina. Possui um tipo de tratamento diferente para cada fase da doença, podendo ser somente a retirada de parte do colo uterino, cirurgia maior para retirada completa do útero com os ligamentos e os gânglios, ou tratamento exclusivo com radioterapia associado a quimioterapia;
- Câncer endometrial (uterino) – Ocorre normalmente em mulheres pós-menopausa e seu principal sintoma é o sangramento uterino que se mostra como uma menstruação em uma mulher já menopausada. Geralmente são tumores de crescimento lento e indolente, com altas taxas de cura após o tratamento adequado que norlamente inclui cirurgia, radioterapia e braquiterapia;
- Neoplasia trofoblástica gestacional (tumores da placenta) – É um tipo de câncer que surge durante uma gestação e se desenvolvem na placenta, geralmente de baixa agressividade mas com um contexto psicossocial complexo devido a gestação;
- Câncer da vagina – É um tipo de câncer raro, que possui o mesmo fator de risco do câncer de colo do útero, o HPV, e possui tratamentos semelhantes. Porém costuma ser mais agressivo devido a localização da vagina e invasão dos outros órgãos em volta (bexiga, uretra, reto);
- Câncer de vulva – Ocorre na superfície externa dos órgãos genitais femininos que normalmente afetam mulheres idosas, semelhante ao carcinoma cutâneo, porém com tratamentos específicos.
Onco-ginecologia – Quando procurar um especialista?
Cada tipo de câncer ginecológico possui diferentes sinais e sintomas, estes vão sinalizar que algo está errado em seu organismo, portanto, é muito importante ficar sempre atenta caso perceba alguma anormalidade.
Porém, o método mais eficaz de identificar a doença é através de consultas e exames de rotina com seu médico de confiança. Utilizando exames físicos, citológicos e de imagem periódicos, será possível a identificação caso haja o desenvolvimento tumoral. Sempre com o objetivo principal que é o diagnóstico precoce, melhorando muito o prognóstico e aumento exponencialmente as taxas de cura.
Caso haja alguma suspeita, o cirurgião oncológico deve ser procurado. Este solicitará exames mais precisos para um diagnóstico e estadiamento corretos, para que possa ser indicado o tratamento mais adequado.
Onco-ginecologia – Prevenção
Os bons hábitos alimentares, atividades físicas regulares, controle do peso corporal, baixa carga de estresse, boa qualidade de sono e eliminação de vícios são fatores determinantes para diminuir as chances de qualquer tipo de tumor se desenvolver em seu organismo, prevenindo o surgimento dessas doenças.
Os exames de rotina também podem identificar lesões pré-malignas, que se tratadas irão evitar o denvolvimento do câncer, servindo como exames preventivos além de fornecer o diagnóstico precoce.
Onco-ginecologia – Dr. Diego Greatti
Dr. Diego Greatti é cirurgião oncológico, formado nas melhores instituições de medicina e oncologia do país, possui habilidade e expertise para a prevenção, diagnóstico e tratamento adequados do câncer ginecológico. Com atendimento humanizado, transparente e honesto, sua vida estará em boas mãos.
Para saber mais sobre câncer ginecológico, para a prevenção, diagnóstico ou tratamento dessa e outras patologias, entre em contato e agende uma consulta.
Telefone: (11) 3230-3034
E-mail: contato@drdiegogreatti.com.br
Instagram: @dr.diego.greatti